top of page

A Câmara Fotográfica

Tipos De Corpos

1º - Câmaras Reflex:

Uma câmara reflex monobjetiva digital é uma câmara digital que usa um sistema mecânico de espelhos e um pentaprisma para direccionar a luz da lente para um visor óptico na parte traseira da câmara.

A operação básica de uma câmara Reflex é a seguinte: Para propósitos de visualização, o espelho reflecte a luz, vinda através da lente acoplada, para cima, em um ângulo de 90 graus. Ela é então reflectida três vezes pelo topo do pentaprisma, sendo ratificada para o olho do fotógrafo.

2º - Câmaras Compactas

Uma câmara compacta, também chamada câmara "Aponta-e-Dispara", é uma câmara fotográfica desenvolvida para operação simples.

Ela possui uma lente fixa com foco automático ou modos de foco e exposição pré-definidos.

Diferentemente das câmaras Reflex, onde a imagem do visor é idêntica àquela que passa através da lente primária até o filme ou sensor, as câmaras compactas possuem um visor paralelo, onde a imagem vista pelo fotógrafo, não é a mesma.

 

3º - Câmaras De Visor

Em fotografia, um visor é o dispositivo pelo qual o fotógrafo enxerga para compor, e em muitos casos focar, a imagem. Muitos visores são separados e sofrem de paralaxe, enquanto a câmara reflex monobjetiva deixa que o visor utilize o sistema óptico principal. Os visores são utilizados em várias câmaras de diferentes tipos: fixas e de cinema, de filme, analógicas e digitais. Uma câmara com zoom geralmente amplia seu ocular em sincronia com sua lente.

4º- Câmaras Fotográficas de Médio Formato

Em relação às câmaras de grande formato, estas são mais portáteis, são mais caras e são usadas sobretudo nos estúdios, boa em grandes ampliações sem desperdiçar a qualidade

5º - Câmaras Fotográficas de Grande Formato

As câmaras fotográficas de grande formato, incluem o uso de chapas de material fotossensível (material sensível á luz).

Objetivas - Uma objectiva é uma lente óptica ou conjunto de lentes usada em conjunto com um corpo de câmara e um mecanismo para reproduzir imagens em ummodo fotográfico ou em outra média capaz de armazenar uma imagem quimicamente ou electronicamente. É o elemento óptico que foca a luz da imagem no material sensível (filme fotográfico ou sensor digital) de uma câmara fotográfica.

 

Obturadores

 O obturador é um dispositivo mecânico que abre e fecha, controlando o tempo de exposição do filme (ou do sensor das câmaras digitais) à luz em uma câmara fotográfica. É uma espécie de cortina que protege a câmara da luz, e quando accionado o disparador, ele se abre. Quanto mais tempo aberto, mais luz entra. Ele fica embutido no interior do corpo da câmara após o diafragma. A velocidade do obturador, é um dos factores utilizados para alterar o resultado final de uma fotografia pelo fotógrafo.

Diafragma

O diafragma fotográfico é o dispositivo que regula a abertura de um sistema óptico.

É composto por um conjunto de finas lâminas justapostas que se localiza dentro da objectiva, e que permitem a regularização da intensidade de luz/iluminada que irá sair na material foto-sensível.

O valor do diafragma dá-se através de números, conhecidos como números F ou F-stop, e seguem um padrão numérico universal. Esta escala inicia-se em 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 44, 64 etc, sendo que, quanto menor for o número F, maior a quantidade que luz que ele permite passar e, quanto maior o número f, menor a quantidade de luz que passará pelo diafragma.

Exposímetro

O exposímetro (em inglês, light meter) é um fotómetro para uso em fotografia e em cinema que indica o valor de exposição (EV) adequado para uma dada sensibilidade de filme medindo a luz do ambiente que envolve os objectos a fotografar ou a luz reflectida pelos objectos iluminados.

Câmara Fotografica Digital

A Câmera digital, seja ela máquina fotográfica ou de cinema, revolucionou o processo de captura de imagens, contribuindo para a popularização da fotografia ou da técnica cinematográfica digital.

Ao invés de utilizar a parte fotossensível (filme) para o registro das imagens, que requer, posteriormente à aquisição das imagens, um processo de revelação e ampliação das cópias, a câmara digital registra as imagens através de um sensor que entre outros tipos podem ser do tipo CMOS ou do tipo CCD, armazenando as imagens em cartões de memória.

Uma câmara pode suportar um só ou vários tipos de memória, sendo os mais comuns: Compact Flash tipos I e II, Smart Media, MMC e Memory Stick e SD (estes, os dois mais usados).

 

Ana Narciso 10ºCM

Nádia Ferreira 10ºCM

bottom of page